CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serrana realiza testagem sorológica e tem incidência de 1,39% de infectados com a Covid-19

Secretária de Saúde da cidade, Leila Gusmão, falou sobre a nova etapa de testes em parceria com o Instituto Butantan
testagem sorológica Covid-19
Secretária de Saúde da cidade, Leila Gusmão, falou sobre a nova etapa de testes em parceria com o Instituto Butantan

Secretária de Saúde da cidade, Leila Gusmão, falou sobre a nova etapa de testes em parceria com o Instituto Butantan

Serrana, município paulista, realizou uma testagem em massa para avaliar a incidência do novo coronavírus. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, sob a liderança de Glenda Morais, ocorreu em quatro clusters (verde, azul, amarelo e cinza), com a seleção aleatória de 485 residências entre quinta e sábado.

Testagem em Massa e seus Resultados

O objetivo principal da testagem em massa foi avaliar a incidência da infecção na cidade. Até o momento da entrevista, ainda não havia resultados conclusivos sobre a incidência, mas a secretária de saúde, Leila Guzmão, informou que a positividade do município estava em 1,39%, um índice considerado baixo. Foram realizadas 647 coletas nas últimas semanas, resultando em 9 positivos e 637 negativos.

Metodologia e Abordagem

A testagem envolveu 35 funcionários da secretaria, divididos em equipes que visitaram as residências sorteadas. Casos de recusa ou ausência resultaram na visita à próxima residência na lista. O projeto tem duração prevista de 12 meses, até julho de 2022, com novas etapas de testagem previstas para o futuro. A testagem em escolas, incluída nos dados gerais, apontou apenas um caso de fechamento de escola devido a casos positivos em crianças, com outros fechamentos temporários relacionados a servidores.

Implicações e Perspectivas

Apesar da alta taxa de vacinação em Serrana, a secretária reforça que a vacina não garante imunidade total, comparando-a a um colete à prova de balas que reduz, mas não elimina, o risco. A cidade monitora a situação, buscando manter o controle da pandemia e aguardando a liberação do Instituto Butantan para eventos de grande porte. A experiência de Serrana com a vacinação em massa, principalmente com a Coronavac, demonstra resultados positivos na redução de mortes e casos graves, contrastando com a desinformação e resistência à vacinação observadas em outras regiões.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.