Exames são para pacientes do SUS que estão internados em estado grave na Santa Casa com Síndrome Respiratória Aguda Grave
Exames da Covid-19 em Ribeirão Preto e Sertãozinho
Hospitais de Ribeirão Preto estão credenciados para realizar exames da Covid-19 sem a necessidade de contraprova pelo Instituto Adolfo Lutz. Em Sertãozinho, um laboratório particular realiza testes enviados a outro laboratório em São Paulo, credenciado pelo Ministério da Saúde, com resultados em até cinco dias. A prefeitura adquiriu inicialmente cem exames para pacientes do SUS internados em estado grave na Santa Casa.
Desafogando os Leitos Hospitalares
Em Sertãozinho, os testes rápidos auxiliam no desafogamento dos leitos hospitalares. Ao identificar pacientes com Covid-19, é possível transferi-los para enfermarias de isolamento, liberando leitos para outros pacientes graves. A secretária da Saúde de Sertãozinho, Angélica Lazarini, destaca a importância dessa medida para o fluxo interno do hospital.
Investigação de Mortes Suspeitas
A utilização desses testes já esclareceu uma morte suspeita em Sertãozinho: um idoso de 86 anos que faleceu na Santa Casa com pneumonia testou negativo para Covid-19. Atualmente, a cidade investiga apenas mais um óbito suspeito. Sertãozinho contabiliza um caso confirmado e 41 casos suspeitos da doença.
Leia também
Os novos recursos para testagem da Covid-19 em Ribeirão Preto e Sertãozinho representam um avanço significativo no combate à pandemia, permitindo um diagnóstico mais rápido e eficiente, além de otimizar a gestão de leitos hospitalares e contribuir para a investigação de óbitos suspeitos.



