Coordenadora do programa de imunização do Estado afirma que 54% dos públicos-alvos foram vacinados; meta é de 90%
Em diversas cidades da região, a vacinação contra a influenza foi liberada para toda a população. Em Sertãozinho, por exemplo, a vacina está disponível para pessoas a partir de seis meses de idade. Não é necessário agendamento; basta ir a um posto de saúde com documento com foto e carteira de vacinação. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 15h às 14h, em cinco postos de saúde da cidade.
Vacinação em outras cidades
A situação se repete em Cruz das Poças e Barretos. Em Barretos, a Secretaria da Saúde também liberou as doses para todas as idades (a partir de seis meses), sem necessidade de agendamento. A diferença é o horário de funcionamento: das 8h às 16h.
Baixa adesão e campanha de vacinação
A baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe levou algumas cidades a liberarem as doses para toda a população. De acordo com a coordenadora da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Dra. Helena Sato, até a semana passada, apenas 40% das crianças haviam tomado a vacina contra a gripe no estado. O total de vacinados no estado era pouco mais de 7,5 milhões, com maior adesão entre idosos e trabalhadores da saúde. A meta é vacinar 90% da população, mas até o momento, apenas cerca de 54% foram imunizados. A campanha se estenderá até 24 de junho.
Leia também
A Dra. Sato destaca a importância da vacinação, principalmente para grupos de risco, que podem desenvolver complicações como pneumonia e internação hospitalar. Ela expressa preocupação com a baixa cobertura vacinal em grupos como professores (ensino básico e superior), gestantes (31%) e puérperas (32%). A médica reforça a importância do comparecimento aos postos de saúde para melhorar as coberturas vacinais e lembra que a vacina contra a influenza é segura e eficaz, com 24 anos de histórico de campanhas.
Apesar da liberação da vacinação para todas as faixas etárias em cidades como Barretos e Sertãozinho, a decisão de estender essa medida a outros municípios dependerá da adesão até o fim da campanha, em 24 de junho. A recomendação é que a população não deixe para se vacinar em último momento, especialmente considerando o início do inverno.



