CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sertãozinho e Franca entram na lista de cidades que vivem surto de sarampo

Além das duas cidades, Ribeirão Preto também apresenta casos da doença
surto de sarampo
Além das duas cidades, Ribeirão Preto também apresenta casos da doença

Além das duas cidades, Ribeirão Preto também apresenta casos da doença

Mais duas cidades da região de Ribeirão Preto se juntam à lista de municípios brasileiros com casos de sarampo: Franca e Sertãozinho. Segundo o Ministério da Saúde, as três cidades somam 13 casos confirmados e 54 suspeitos, colocando a região em estado de alerta.

Surto em Franca: Isolamento e Vacinação em Massa

Em Franca, seis pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo que cinco trabalham na mesma empresa e, segundo suspeitas, contraíram o vírus durante um curso em São Paulo. O sexto caso também ocorreu fora da cidade. O secretário de Saúde de Franca, José Conrado Neto, afirma que os pacientes foram isolados, e um bloqueio vacinal foi realizado para todos os contatos próximos. Ele ressalta que os pacientes estão clinicamente bem e recuperados. A cidade não registrava casos de sarampo há 15 anos. Em resposta ao surto, a Secretaria de Saúde de Franca alterou o esquema de imunização: pessoas de 1 a 29 anos devem receber duas doses da vacina, enquanto as de 30 a 49 anos precisam de apenas uma dose. Bebês a partir de seis meses também estão sendo vacinados.

Alerta Regional e Importância da Vacinação

O médico infectologista da USP, Fernando Crivelente, destaca que o Brasil estava livre do sarampo até 2017. Ele reforça a importância da vacinação, alertando que cada pessoa com sarampo ativo pode contaminar cerca de 15 outras. A baixa cobertura vacinal aumenta o risco de surtos, embora a doença, na maioria dos casos, tenha um curso benigno, com sintomas como febre, tosse, coriza, conjuntivite e dor de garganta. Entretanto, a possibilidade de casos graves em grandes surtos preocupa. Algumas cidades da região emitiram alertas para vacinação antes de viagens, como Franca, que recomenda a vacinação 15 dias antes da chegada. Em Barretos, durante a Festa do Peão, a recomendação é lavar as mãos frequentemente e evitar aglomerações, além de alertar os participantes a não frequentarem o evento caso apresentem sintomas como febre, coriza, conjuntivite ou manchas no corpo.

Medidas Municipais e Expectativas

Ribeirão Preto confirmou seu segundo caso, enquanto Sertãozinho registrou cinco. A prefeitura de Ribeirão Preto iniciou a vacinação gratuita de crianças entre 6 e 11 meses, seguindo determinação do Ministério da Saúde. Sertãozinho vacinou moradores próximos ou com contato com os infectados. A Secretaria de Saúde de Sertãozinho aguarda diretrizes oficiais da União para ampliar a vacinação além da faixa etária obrigatória para crianças. A situação reforça a necessidade de conscientização e adesão à vacinação para conter o avanço do sarampo na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.