Número é 1125% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a cidade tinha 103 casos
A cidade de Cetãozinho enfrenta uma epidemia de dengue com números alarmantes. De acordo com informações de Vinicius Alves, especialista em saúde, o número de casos da doença cresceu 1.125% nos três primeiros meses de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Explosão de Casos
Foram registrados 1.159 casos de dengue em Cetãozinho entre janeiro e março de 2020. Em contraste, no mesmo período de 2019, apenas 103 casos foram notificados. Esse aumento exponencial preocupa as autoridades de saúde.
Pico nos Primeiros Meses e Queda em Março
O pico da epidemia ocorreu em janeiro e fevereiro, com 580 e 577 casos, respectivamente. Embora março tenha registrado apenas dois casos confirmados, ainda há 356 exames aguardando resultados. Alem disso, 395 exames de fevereiro ainda estão pendentes de análise pelo Instituto Adolfo Lutz, o que pode alterar os números do mês.
Leia também
Mortes por Dengue
A situação é ainda mais grave devido ao número de óbitos. Três mortes foram registradas em 2020: um bebê de dois meses, uma mulher de 80 anos e um homem de 35 anos. A mais recente vítima, o bebê, faleceu ontem após complicações da doença. A prevenção continua sendo fundamental para conter o avanço da dengue.
A população de Cetãozinho deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A eliminação de criadouros em residências e locais públicos é crucial para controlar a epidemia e evitar novas tragédias.


