Dados são da Secretaria de Segurança Pública; especialista, Guelfo Pescuma, explica o aumento dos crimes
Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado apontam aumento nos crimes em Sertãozinho este ano, com destaque para furtos e roubos. De janeiro a março, foram registrados 222 furtos e 46 roubos, cenário diferente do ano passado.
Mudança na Segurança Urbana
Moradores relatam aumento da sensação de insegurança. Adriana Bennet, funcionária pública, compara a segurança atual com o passado: “Muito antigamente as varandas existiam e os muros eram baixos, você colocava guarda-chuva nas varandas e você tinha muito mais segurança do que hoje. Hoje em dia não pode ter varandas, a gente tem que ter muro fechado, portão fechado, que está tudo muito complicado e cada vez mais se afunilando.”
Impacto na Vida dos Cidadãos
Mateus Albino, motorista de aplicativo, teve seu carro furtado em março próximo à UPA da cidade. “Achei que tinha parado o lugar errado, olhei para lá, para cá, não vi o carro, falei: meu pai, roubaram meu carro! E a gente fica com medo. Você para um carro, isso é um carro que não tem seguro, nada, levam embora e você fica no prejuízo e é grande.”, relata. A insegurança se reflete no dia a dia da população, que relata maior vigilância em suas rotinas.
Leia também
Análise e Perspectivas
Para o especialista em segurança, Guelph Pescuma Jr., o aumento dos casos está relacionado à volta à normalidade pós-pandemia. Ele destaca a necessidade de ampliação do policiamento preventivo e ações da Polícia Civil na investigação, combatendo tanto os autores dos crimes quanto os receptadores. Apesar do pedido de nota à Secretaria de Segurança Pública, ainda não houve posicionamento oficial sobre o assunto.



