Crescimento expressivo começou a partir do início do ano passado, com a pandemia de Covid-19; ouça no ‘CBN Empreende’
O setor de saúde privada experimentou um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores. A pandemia de Covid-19, embora tenha apresentado desafios, contribuiu para um aumento na demanda por planos de saúde.
Expansão do Mercado de Planos de Saúde
Dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) apontam um crescimento de mais de um milhão de novos clientes em 2020, elevando o número total de usuários para 48,1 milhões. Esse aumento ocorreu em todas as modalidades de contratação, com destaque para beneficiários acima de 59 anos e planos coletivos. Apesar do crescimento, a taxa de ocupação de leitos hospitalares retornou aos níveis pré-pandemia, devido à redução de casos de Covid-19.
Lucratividade e Eficiência das Operadoras
A redução na demanda por serviços médicos não essenciais durante a pandemia, aliada ao aumento no número de clientes, resultou em maior lucratividade para as operadoras de planos de saúde. A diminuição de custos com internações e procedimentos contribuiu para esse cenário positivo, mesmo diante da crise econômica.
Leia também
- Ribeirão Preto tem novos semáforos ativos na rotatória da avenida Mogiana com a Brasil
- Brasil registra aumento de mais de 20% em acidentes com caminhões e ônibus em rodovias no Brasil
- Aumento de ataques de escorpiões: Ribeirão Preto tem aumento de 32,93% nos acidentes envolvendo escorpiões no primeiro semestre
Inovação e Tecnologia no Setor
A busca por eficiência e redução de custos impulsionou a adoção de novas tecnologias pelas operadoras. Startups como a Careify, por exemplo, oferecem soluções de gestão e monitoramento de internações, contribuindo para a redução de custos e melhoria na assistência aos pacientes. Esse investimento em inovação tecnológica demonstra a tendência de crescimento e modernização do setor, buscando otimizar recursos e garantir um atendimento de qualidade.
O setor de planos de saúde demonstra resiliência e capacidade de adaptação, mostrando-se promissor para investimentos e inovações. A combinação de crescimento de mercado, lucratividade e a crescente adoção de tecnologias indica um futuro positivo para o setor, com foco na eficiência, qualidade e bem-estar dos pacientes.