Ciclo de apresentações regidas pelo maestro Reginaldo Nascimento terá composições de Johann Sebastian Bach
Concertos em igrejas: democratizando a música clássica em Ribeirão Preto
Música Clássica em Espaços Inusitados
A apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto na Igreja Santo Antônio, no bairro Campos Elíseos, nesta quarta-feira, é mais um exemplo de uma tendência crescente: concertos em espaços religiosos. A ótima acústica e a familiaridade do público com esses locais criam um ambiente propício para a apreciação da música clássica, aproximando-a da comunidade.
Democratização Cultural e Acesso Gratuito
Segundo o Maestro Regional do Nascimento, regente da orquestra, a iniciativa visa democratizar o acesso à música de concerto. Os concertos gratuitos, com alta performance e qualidade profissional, oferecem uma oportunidade para aqueles que não costumam frequentar teatros apreciarem grandes obras. A escolha de igrejas como a Catedral e a Igreja Santo Antônio, com planos para futuras apresentações em outros locais como a Igreja do Detergidério e outras, demonstra o compromisso em levar a música clássica a diferentes regiões da cidade.
Leia também
Programação e Próximos Eventos
O concerto desta quarta-feira na Igreja Santo Antônio (Rua Paraíba, 757), às 20h, apresentará obras do ciclo Bá, incluindo o famoso Concerto para Violino em Mi Maior. O repertório inclui ainda peças para coro e solistas, representando um programa diversificado e de alto nível. A próxima apresentação está marcada para o dia 30 de maio na Igreja da Vila Tibério, com a proposta de realizar um concerto em uma igreja diferente a cada mês, sempre com entrada gratuita.
A iniciativa, promovida pelo Cesc, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, demonstra um esforço significativo para tornar a música clássica mais acessível e presente na vida cultural da população ribeirão-pretana.



