Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Heloisa Zaruh
Quatro companhias teatrais apresentam espetáculos do diretor e dramaturgo Carlos Cañameiro esta semana no Sesc Ribeirão Preto. Em entrevista, Cañameiro compartilha suas experiências e inspirações no mundo do teatro.
Início Tardio e a Paixão pelo Teatro
Diferente da maioria dos artistas teatrais, Carlos Cañameiro iniciou sua jornada no teatro relativamente tarde, aos 23 anos, na faculdade. A experiência de assistir a uma peça profissional aos 17 ou 18 anos despertou uma paixão que se tornou central em sua vida.
Projeto Direções e a Homenagem em Ribeirão Preto
A programação faz parte do projeto Direções, que celebra a trajetória de importantes ensinadores do teatro contemporâneo. Cañameiro expressa sua felicidade em receber essa homenagem, especialmente por acontecer em Ribeirão Preto.
Leia também
Universo Feminino e Crítica à Contemporaneidade nas Peças
A peça ‘Penélope Vergueiro’ explora o universo feminino a partir de um incidente real presenciado por Cañameiro, abordando as tragédias cotidianas do amor. Já ‘Tentativas’, inspirada em uma peça de Martin Crimp, apresenta uma crítica à sociedade contemporânea, ao consumo e à exploração da imagem, através de cenas fragmentadas protagonizadas por uma personagem anônima.
Ódio e Subversão em ‘O Que Você Realmente Está Fazendo a Esperar o Acidente Acontecer?’ e ‘Outras Histórias Reais’
As peças ‘O Que Você Realmente Está Fazendo a Esperar o Acidente Acontecer?’ e ‘Outras Histórias Reais’ compartilham uma problematização do mundo contemporâneo sob a ótica do ódio. A primeira, inspirada em ‘Beijo no Asfalto’ de Nelson Rodrigues, compila comentários odiosos da internet, enquanto a segunda subverte a obra da artista plástica Sophie Calle, dando voz aos homens citados em seu livro.
Os espetáculos de Carlos Cañameiro serão apresentados no Sesc Ribeirão Preto até sexta-feira, sempre às 20h30. Os ingressos custam de R$2 a R$10 e podem ser adquiridos no local. Mais informações estão disponíveis no site cbnribeirão.com.br.



