Evento marca o lançamento do livro Uma Mulher Não é um Território de Luiza Romão; entrada é gratuita
A poeta Pretana Luís lança seu novo livro, que revisita a história do Brasil sob a ótica do útero, abordando temas como violência de gênero e feminicídio desde a colonização até os dias atuais.
Brasil: Um nome falico e sua herança
O livro questiona a própria nomenclatura do país, “Brasil”, e como a sua conotação fálica reflete a cultura patriarcal brasileira, presente em diversas expressões da língua portuguesa. A obra destaca como o país foi construído com base em uma lógica colonizadora europeia, ignorando a perspectiva feminina.
A intervenção artística: “Uma mulher não é um território”
Além do lançamento, Pretana realizará uma intervenção artística com o tema “Uma mulher não é um território”. A intervenção explora o corpo feminino, suas histórias e opressões, utilizando 28 poemas e 28 fotos costuradas com linha vermelha, simbolizando a violência de gênero e os corpos femininos violentados. O público poderá participar costurando ao vivo com a artista.
Leia também
Um sarau de poemas e partilha
O evento contará com um sarau, incluindo a leitura de poemas da própria autora e de convidadas, Camila Andrátia (Ribeirão Preto) e Maria Agilha Pinheiro (São Paulo). Haverá também a participação do público, com a possibilidade de compartilhar poemas, letras de música, microcontos e outras formas de expressão. O evento é gratuito e acontecerá hoje, às 20h30, no Sesc Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, 50, Centro).



