Flávio Fernandes, coordenador do programa, explica como se inscrever e como funciona cada etapa
Estão abertas as inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA) com cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CES) em parceria com o Senai. As vagas são gratuitas e disponíveis nas unidades de Franca, SESI abre inscrições para EJA e, Ribeirão Preto, Amparo e Sertãozinho.
Quem pode participar: De acordo com Flávio Fernandes, coordenador do programa, o público-alvo são pessoas que não concluíram a educação básica. Para o ensino fundamental II, o requisito mínimo é ter 15 anos, e para o ensino médio, a partir de 18 anos, sem limite máximo de idade para ambos os níveis.
Programas oferecidos: O programa oferece duas modalidades complementares: a Nova EJA, que corresponde à educação básica, e a EJA profissionalizante, que inclui cursos técnicos ministrados pelo Senai. Os cursos profissionalizantes disponíveis incluem costureiro sob medida, auxiliar de almoxarife e auxiliar de recursos humanos, entre outros, totalizando oito opções.
Leia também
Modalidade e duração dos cursos
A maior parte do programa é realizada de forma online, com cerca de 20% das aulas presenciais, facilitando o acesso para quem já está no mercado de trabalho. A duração do curso é reduzida em relação ao modelo convencional: o ensino fundamental II e o ensino médio podem ser concluídos em até um ano cada, totalizando até dois anos para quem precisa recuperar os dois níveis.
Vagas e inscrições: Estão disponíveis 300 vagas em Sertãozinho e 100 vagas em Ribeirão Preto e Franca. As inscrições podem ser feitas pelo site inscricaonovaeja.cesp.org.br até o dia 25 de julho. As aulas estão previstas para começar em 4 de atrássto em todas as unidades.
Informações adicionais
O programa visa oferecer uma oportunidade para que pessoas que não concluíram seus estudos possam se qualificar profissionalmente e aumentar suas chances no mercado de trabalho, com cursos gratuitos e flexíveis para diferentes rotinas.



