No mês de fevereiro, o número de funcionários nas indústrias foi de 17,7 mil, menor índice desde 2004
Franca: Setor calçadista enfrenta pior semestre em 16 anos
Dados recentes do sindicato da indústria calçadista de Franca apontam que o primeiro semestre de 2023 foi o pior dos últimos 16 anos para o setor, que é o carro-chefe da economia da cidade. A informação foi divulgada com base em dados do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostram uma queda significativa no número de empregos.
Queda acentuada na geração de vagas
Em fevereiro de 2023, o setor calçadista de Franca empregava 17.723 trabalhadores, contra 20.310 em fevereiro de 2018, representando uma redução considerável. A queda nas contratações entre janeiro e fevereiro deste ano agravou ainda mais a situação. Em 2014, ano de melhor desempenho histórico, o setor empregava cerca de 27.000 pessoas.
Impacto na economia local
Apesar de Franca ter sido a segunda cidade do estado em geração de empregos em 2023, o desempenho negativo do setor calçadista, responsável por metade dos empregos do segmento em todo o estado, preocupa. A situação atual é comparável apenas ao ano de 2003, quando o setor empregava 17.607 trabalhadores. A crise no setor calçadista reflete diretamente na economia de Franca, impactando significativamente a geração de renda e o desenvolvimento da região.
Leia também
O cenário demonstra a necessidade de ações para reverter a situação, buscando soluções para a retomada do crescimento e a geração de empregos no setor calçadista de Franca.



