CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Setor da indústria e da construção civil fecham 2020 com saldo positivo no número de contratações

Índices ajudaram a amenizar a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus
Contratações indústria construção
Índices ajudaram a amenizar a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus

Índices ajudaram a amenizar a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus

Ribeirão Preto encerrou 2020 com saldo negativo de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério da Economia. Apesar do resultado negativo, a situação é considerada menos crítica que o pico da pandemia, quando foram registradas mais de 8 mil vagas abertas.

Setores com melhor desempenho

Os setores que mais geraram empregos com carteira assinada foram a indústria, com saldo positivo de 788 vagas, e a construção civil, com 500 vagas. Segundo Pedro Henrique Nascimento, economista e professor da USP de Ribeirão Preto, a queda da taxa de juros impulsionou o setor da construção. Na indústria, as empresas de alimentos, reparação e instalação de máquinas e equipamentos se destacaram.

Impacto nos serviços e comércio

Os setores de serviços e comércio foram os mais impactados, com perdas de 778 e 588 vagas, respectivamente. Embora tenham apresentado recuperação em outubro e novembro, as contratações desaceleraram em dezembro. A expectativa é de maior preocupação para os próximos meses devido ao aumento de casos de COVID-19 e as restrições impostas.

Perspectivas e medidas para recuperação

A recuperação econômica depende de fatores como a ampliação do auxílio emergencial e a disponibilização de crédito às empresas. A vacinação em massa da população também é crucial para a retomada da economia e a redução do risco de novas ondas da pandemia. A maior parte dos demitidos em Ribeirão Preto em 2020 possuía ensino médio, sendo 48 mil homens e 38 mil mulheres. Este cenário contrasta com 2019, quando a cidade registrou a quarta maior geração de empregos do estado de São Paulo, com 3.260 postos de trabalho criados.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.