Quantidade de restaurantes, food trucks, deliverys e afins aumentou 10% este ano, segundo ACIRP
Enquanto diversos setores da economia enfrentam dificuldades, o setor de alimentos em Ribeirão Preto demonstra um crescimento notável. Dados da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão apontam um aumento significativo no número de estabelecimentos, saltando de 6.799 em 2014 para 7.581.
Crescimento do Setor Ambulante
O segmento de alimentação ambulante, incluindo os food trucks, apresentou um crescimento ainda mais expressivo, com um aumento de 35%, o que representa a abertura de 238 novas empresas na cidade. Esse cenário positivo tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em investir no setor.
A Busca por Qualificação Profissional
O aquecimento do mercado tem impulsionado a procura por cursos de gastronomia em Ribeirão Preto. Rodrigo Gianetti, um ex-engenheiro civil, é um exemplo de quem busca aprimoramento na área. Após realizar diversos cursos, ele está construindo uma cozinha em sua casa para produzir pães e outros alimentos com foco em produtos regionais. Rodrigo planeja conciliar sua antiga profissão com a nova paixão, divulgando seus produtos pela internet.
Leia também
Fatores que Impulsionam o Crescimento
A coordenadora da área de gastronomia do Senac Ribeirão, Lilian Alves, destaca que a crescente procura por cursos se deve a diversos fatores, como a visibilidade da gastronomia na mídia, os festivais gastronômicos e a busca por uma nova carreira. Além disso, a demanda por alimentos saudáveis e orgânicos também tem impulsionado o setor, que apresentou um avanço de 98% nos últimos cinco anos, segundo o Sebrae.
Com o aumento da competitividade, é fundamental que os empreendedores busquem diferenciais para fidelizar clientes e se destacar no mercado.



