CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Setor de armazenamento e transporte de mercadorias cresce e impulsiona economia brasileira em 2024

Coordenadora de recrutamento diz que Ribeirão Preto sempre tem vagas na área, com opções como almoxarife e motorista
Setor de armazenamento e transporte
Coordenadora de recrutamento diz que Ribeirão Preto sempre tem vagas na área, com opções como almoxarife e motorista

Coordenadora de recrutamento diz que Ribeirão Preto sempre tem vagas na área, com opções como almoxarife e motorista

O setor de transporte e armazenamento de mercadorias tem contribuído significativamente para o crescimento da economia brasileira em 2024. Empresas da região já iniciaram o reforço das equipes para atender à demanda crescente das compras de fim de ano, Setor de armazenamento e transporte de mercadorias cresce e impulsiona economia brasileira em 2024, refletindo um movimento positivo no mercado de trabalho e na atividade econômica.

De acordo com Simone Andrade, gerente de recursos humanos de uma transportadora pertencente a um grupo com cerca de 2 mil funcionários, a empresa está em expansão e mantém 80 vagas abertas somente na região Nordeste. “Estamos vivendo um bom momento, com implantações de novos postos em várias regiões”, afirmou. A maior parte das oportunidades é para ajudante motorista de distribuição, que atua nas entregas nas ruas. Além disso, há vagas para ajudante de armazém, operador de armazém e cargos administrativos.

Desempenho do setor de transporte e armazenamento

O setor de transporte, armazenagem e correios registrou crescimento de 1,3% no segundo trimestre de 2024, segundo dados oficiais. Esse desempenho contribuiu para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescer 1,4% no mesmo período. No primeiro trimestre de 2024, a produtividade econômica do país já havia avançado 1%, indicando uma tendência de recuperação e expansão econômica.

Outros setores em destaque: Além do transporte e armazenamento, o setor de serviços como um todo apresentou alta de 1% no segundo trimestre. A indústria também registrou crescimento expressivo, com aumento de 1,8%. Esses resultados refletem um cenário econômico positivo, com aumento da produção e da demanda por serviços.

Mercado de trabalho em São Paulo e região: No estado de São Paulo, o Ministério do Trabalho informou que, de janeiro a julho de 2024, foram registradas 3.071 vagas líquidas positivas, considerando contratações e demissões. No município de Ribeirão Preto, o saldo foi de 760 carteiras assinadas, resultado de 7.295 contratações e 6.535 demissões no período.

Esses números indicam que o setor de transporte e armazenamento tem sido um importante gerador de empregos formais, contribuindo para a recuperação do mercado de trabalho na região. A oferta de vagas para diferentes funções dentro do setor demonstra a diversificação das oportunidades e a necessidade de mão de obra qualificada para atender à demanda crescente.

Informações adicionais

O crescimento do setor de transporte e armazenamento está diretamente relacionado ao aumento das atividades comerciais, especialmente no período de compras de fim de ano. A expansão das operações logísticas é fundamental para garantir a distribuição eficiente de mercadorias em todo o país.

Embora os dados apresentados sejam positivos, não foram divulgados detalhes específicos sobre a distribuição das vagas por município ou o perfil completo dos trabalhadores contratados. Além disso, o impacto dessas contratações no longo prazo ainda dependerá da continuidade do crescimento econômico e da estabilidade do mercado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.