Área de ‘alimentação fora do lar’ teve saldo de 12 mil novos postos de trabalho no período; mão de obra qualificada é requerida
O setor de bares e restaurantes mostrou-se um dos mais aquecidos no mercado de trabalho em atrássto, ocupando a segunda posição entre os que mais geraram empregos formais, de acordo com dados recentes. Somente neste mês, foram criados mais de 12 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o país.
Números positivos em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a situação também foi positiva, com a geração de 1094 empregos. Desse total, 684 vagas foram no setor de serviços (incluindo artes, entretenimento e recreação), e 98 no setor de alimentação fora do lar. A expectativa é de crescimento ainda maior até o fim do ano.
Demanda por profissionais e desafios na contratação
Uma pesquisa recente indica que 22% dos entrevistados em São Paulo pretendem contratar mais funcionários até o final do ano. Apesar da demanda, o setor enfrenta dificuldades para preencher as vagas. As posições mais requisitadas são auxiliares de cozinha, cozinheiros e atendentes.
Leia também
Ações para qualificar a mão de obra
Renato Muióis, presidente da Abrasel Ribeirão Preto, destaca a grande quantidade de vagas disponíveis (cerca de 480 vagas entre os associados da entidade) e a parceria com o Senac para qualificar a mão de obra. Através de cursos, a Abrasel busca melhorar a capacitação dos profissionais, resultando em melhores salários e maior comprometimento entre empregados e empregadores. Essa iniciativa contribui para o crescimento sustentável do setor, preparando-o para a alta demanda esperada no período de verão e festas de fim de ano.



