Em contrapartida, a cidade ainda sofre com as demissões nas indústrias; ao todo, em 2018, números são positivos
O ano de 2018 apresentou resultados mistos para o mercado de trabalho na região de São Carlos. Enquanto alguns setores comemoraram crescimento, outros enfrentaram dificuldades.
Setor de Comércio e Serviços em Alta
O comércio e os serviços da região registraram um saldo positivo de contratações, com mais de 2 mil vagas criadas. Cidades como Rio Claro (mais de 700 vagas), Araraquara (629 vagas) e São Carlos (544 vagas) se destacaram. Para o economista Diego Souza, esses números indicam uma recuperação econômica após anos de resultados negativos.
Desafios no Setor Industrial
Em contraponto, o setor industrial fechou o ano com um saldo negativo, registrando mais de 190 postos de trabalho perdidos na indústria de transformação. A recuperação desse setor é considerada mais lenta, dependendo de uma maior demanda e investimentos. O presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Carlos, Éric Silva, expressou preocupação, prevendo uma possível estagnação ou redução da produção em 2019.
Leia também
Perspectivas para o Futuro
Apesar do otimismo em relação ao comércio, impulsionado pelas vendas de Natal, a economia local enfrenta desafios. A melhora depende de fatores como reformas políticas, aumento da folha salarial dos microempreendedores e, principalmente, um aumento no índice de confiança do consumidor, atualmente muito baixo. Algumas cidades, como Matão (mais de 1.750 demissões) e Tupi Paulista (318 vagas fechadas), tiveram resultados especialmente negativos.



