Franca foi destaque na região com maior crescimento nas contratações em comparação a 2022; alta ficou abaixo da expectativa
O setor da construção civil paulista deve registrar crescimento de 1,2% em 2023, segundo dados do SindusCon-SP. Embora positivo, o resultado ficou abaixo das expectativas, que apontavam para um crescimento próximo a 6,8%, registrado no PIB do setor em 2022 pelo IBGE.
Desempenho Regional
Regiões como Ribeirão Preto e Franca apresentaram resultados distintos. Em Ribeirão Preto, o aumento no número de vagas de emprego foi de 1,06%, com 667 novas vagas criadas de janeiro a outubro de 2023, contra 660 no mesmo período de 2022. Já em Franca, o crescimento foi mais expressivo, alcançando 63,79%.
Desafios e Perspectivas
Para o vice-presidente do SindusCon-SP, Fernando Junqueira, a taxa de crescimento frustrou as expectativas do setor. Entre os desafios, destaca-se a necessidade de redução da taxa de juros para tornar os financiamentos imobiliários mais acessíveis e impulsionar o mercado. Além disso, o aumento da renda da população é crucial para aquecer o setor. Apesar dos desafios, Junqueira se mostra otimista para 2024, prevendo crescimento tímido em torno de 2,9%, impulsionado por projetos como o PAC e a qualificação da mão de obra através do SENAI. A questão da mão de obra qualificada é um ponto crucial, com ações de capacitação em andamento para suprir a demanda e evitar a rotatividade entre canteiros de obras.
O setor busca soluções para os altos custos da construção civil, que impactaram os preços dos imóveis em Ribeirão Preto. A expectativa é de que, com a melhora da renda e a redução dos juros, o mercado imobiliário se fortaleça, gerando mais empregos. A qualificação da mão de obra é vista como fundamental para aumentar a produtividade e a valorização dos profissionais, contribuindo para a sustentabilidade do setor e o desenvolvimento socioeconômico da região.



