Número representa 14% das novas vagas de empregos abertas pelo comércio; gerente de supermercados projeta o setor
O setor supermercadista paulista encerrou 2021 com um saldo positivo de 23 mil novos empregos, representando 15% das vagas geradas pelo comércio no estado. Em Ribeirão Preto, o cenário foi igualmente otimista, com quase 500 vagas criadas (14% do total de empregos gerados no comércio local).
Crescimento e geração de empregos no setor supermercadista
Em entrevista, Marcos César Catani, gerente geral de uma rede de supermercados, atribuiu o crescimento do setor à superação da crise pandêmica e ao aumento da confiança do consumidor em retornar às atividades normais. Com as pessoas saindo mais de casa, o consumo e os gastos aumentaram, impulsionando a demanda por empregos.
Mudanças no comportamento do consumidor e vendas online
A pandemia impactou o ticket médio de gastos nos supermercados. Inicialmente, houve um aumento devido à redução da frequência de compras, mas atualmente, o ticket médio está se estabilizando em um patamar superior ao período pré-pandemia, com o aumento da frequência de compras. Quanto às vendas online, embora tenha havido um investimento inicial, o setor presencial ainda predomina, representando a maior parte do faturamento. As vendas online atualmente representam cerca de 1% do faturamento total.
Leia também
Impactos da guerra na Ucrânia e perspectivas futuras
A guerra na Ucrânia tem afetado o setor supermercadista, principalmente devido ao aumento do preço do combustível e do frete, impactando a indústria e os preços dos produtos. Apesar das incertezas, a expectativa é de que o setor continue gerando empregos em 2022, impulsionado pela retomada econômica e pela expansão de serviços como as vendas online. Há vagas disponíveis em diversas áreas, inclusive para jovens e pessoas com mais idade, podendo ser acessadas pelo site da rede ou diretamente nas lojas.



