Em dezembro de 2020 mais 649 vagas de emprego foram abertas em Ribeirão Preto
O setor de supermercados em Ribeirão Preto foi um dos que mais geraram empregos nos últimos meses de 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia.
Supermercados: Motores da geração de empregos
Em setembro, foram 204 novas vagas com carteira assinada; em outubro, o número mais que triplicou, chegando a 793; e em novembro, foram 1.197 novas vagas. O ano terminou com um saldo positivo de 649 novos postos de trabalho abertos.
Quais vagas estão em alta?
De acordo com Edder Mialiki, o mercado de supermercados está aquecido e a demanda por mão de obra é grande em diversas áreas. As vagas mais procuradas são para operador de caixa, repositor, açougueiro, balconista e pessoal de hortifruti. O crescimento do setor de compras online também gerou novas oportunidades para profissionais de entrega. Inclusive, na empresa de Edder, o delivery gerou cerca de 20 novos empregos.
Habilidades e perspectivas futuras
Para as vagas em delivery, as habilidades mais importantes são atenção aos detalhes, organização e bom atendimento ao cliente. Experiência não é necessariamente um pré-requisito, já que muitos funcionários foram treinados pela empresa. A expectativa é que o crescimento do setor de supermercados continue em 2021, impulsionado pela abertura de novas lojas e pela permanência do hábito de compras online. Apesar da incerteza em relação à economia, o setor se mostra resiliente e promissor.
Com a abertura de novas unidades prevista para maio/junho de 2021, a expectativa é a geração de mais 210 empregos diretos. A combinação de um setor aquecido com a abertura de novas lojas representa uma boa notícia para quem busca emprego, principalmente para aqueles que perderam seus postos de trabalho durante a pandemia. O setor de supermercados oferece alternativas em um momento de incerteza econômica.



