Somente nos primeiros quatro meses do ano, somente no setor, foram criados mais de 700 postos
O setor de serviços tem sido o principal motor da recuperação do emprego em Ribeirão Preto em 2018, com destaque para o mercado imobiliário entre janeiro e abril. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram criadas 747 vagas no setor até abril.
Setor Imobiliário em Destaque
Um exemplo desse crescimento é a experiência de Fernanda Cardoso Anselmo, publicitária que deixou São Paulo para trabalhar em uma construtora de Ribeirão Preto. Ela afirma estar apaixonada pela cidade e pelo novo ramo de atuação. Uma única construtora na cidade abriu 105 vagas, sendo 33 em vendas e 72 na área corporativa. A expectativa é de novas vagas com o lançamento de novos empreendimentos, segundo o diretor de Pessoas e Gestão, Nade Martins de Souza. A abertura de postos de trabalho está diretamente ligada ao planejamento e desenvolvimento de novos projetos, desde a concepção até a venda dos imóveis.
Especialização do Mercado de Trabalho
O economista da USP, Edgar Man Forte Merlo, explica que o crescimento do setor imobiliário levou a uma especialização do mercado de trabalho. Com o aumento do número de condomínios, houve uma demanda por serviços especializados para atender às necessidades dessas novas construções. Isso explica a geração de empregos não apenas na construção em si, mas também nos serviços relacionados à manutenção e administração desses condomínios.
Leia também
Outros Setores em Crescimento
Além do setor imobiliário, outros setores também contribuíram para a geração de empregos em Ribeirão Preto. O setor de hotelaria e alimentação gerou 528 vagas entre janeiro e abril, enquanto o setor de transportes e comunicação gerou 183 vagas no mesmo período. A combinação desses fatores demonstra uma recuperação robusta do mercado de trabalho na cidade.
Em resumo, a retomada do emprego em Ribeirão Preto em 2018 é impulsionada por um setor de serviços pujante, com destaque para o mercado imobiliário e seus serviços complementares. Outros setores, como hotelaria, alimentação e transportes, também contribuem significativamente para esse crescimento.



