Entre os principais postulantes à presidência, Jair Bolsonaro é o que menos gastou: R$ 530 mil; ouça a coluna ‘Mundo Digital’
As eleições se aproximam do fim e o investimento em marketing digital pelos presidenciáveis já permite um balanço. Segundo dados oficiais, até o momento foram gastos 147 milhões de reais em conteúdo para internet, um aumento de quase 50% em relação a 2018. Esse valor engloba gastos com Google, redes sociais e patrocínios de vídeos.
Investimento por candidato
Simone Tebet (MDB) lidera o ranking de investimento em marketing digital, com 2,7 milhões de reais. Em seguida, estão Lula (PT) com 2,5 milhões, Ciro Gomes (PDT) com 1,6 milhão e Jair Bolsonaro (PL) com 530 mil reais.
O impacto do Google
O investimento em anúncios no Google cresceu 441% em comparação com 2018. Estima-se um investimento de 700 mil reais em apenas quatro horas de anúncios no Google nesta última semana, com uma média de 100 anúncios simultâneos nas redes sociais. Essa estratégia demonstra a importância da internet para alcançar eleitores na reta final da campanha.
Leia também
Última semana decisiva
A campanha na televisão encerra, mas os investimentos em marketing digital seguem até o último minuto, buscando conquistar eleitores indecisos. A estratégia de última hora demonstra a crença na eficácia das plataformas digitais para mobilizar votos.