Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
O final de ano é marcado por um cenário comum: lojas, comércios e supermercados repletos de consumidores. Para os lojistas, esse período representa a melhor oportunidade do ano para impulsionar as vendas.
Panorama das Vendas de Fim de Ano
Marcelo Bose-Rodrigues, economista do Cincovarpio (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), compartilha uma prévia do desempenho das vendas. Embora ainda não haja um levantamento formal, as conversas informais com os lojistas indicam um movimento de vendas muito próximo ao do ano anterior. A expectativa é alta, especialmente considerando que os últimos dias antes do Natal costumam ser os mais lucrativos para o comércio.
Produtos em Destaque e Intenção de Gastos
Os setores de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, vestuário e calçados se destacam como os mais procurados. Dentro do segmento de eletroeletrônicos, tablets, celulares e televisores lideram o ranking de consumo. A estimativa é que o consumidor invista entre R$ 120 e R$ 150 em presentes neste Natal.
Dinâmica de Preços e Comportamento do Consumidor
A inflação exerceu influência nos preços, que se mostram mais elevados. Apesar disso, o tíquete médio esperado reflete a busca por presentes tanto de menor valor (lembrancinhas) quanto de maior valor. A semana que antecedeu o Natal, com horário de comércio estendido, registrou um bom fluxo de pessoas, porém, muitos ainda estavam pesquisando preços e produtos antes de efetuar a compra. A expectativa dos varejistas é que as vendas se intensifiquem nos dias finais, superando o desempenho do ano anterior.
O movimento aquecido no comércio sinaliza um otimismo cauteloso para o varejo neste fim de ano.



