Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
Frentistas de postos de combustíveis em todo o país buscam melhorias em suas condições de trabalho. Em entrevista, Joab de Oliveira, presidente do sindicato da categoria, detalha as negociações em andamento e os principais pontos de reivindicação.
O Início das Negociações
Segundo Oliveira, a reunião recente marcou o início formal das discussões com a federação patronal. O objetivo é definir a pauta de negociação que será apresentada em janeiro, com debates agendados para o dia 1º de março, data-base da categoria. A pauta, após ser avaliada pelo setor patronal, servirá de base para as negociações.
Principais Reivindicações
As reivindicações do sindicato incluem a alteração do tíquete alimentação e um aumento no valor da cesta básica. Além disso, a negociação salarial de 1º de março buscará um reajuste baseado no índice da inflação.
Leia também
A Escassez de Frentistas em Ribeirão Preto
Oliveira abordou a dificuldade em encontrar frentistas em Ribeirão Preto, atribuindo o problema aos baixos salários oferecidos. Segundo ele, as empresas enfrentam dificuldades em contratar profissionais dispostos a trabalhar em postos de gasolina com a remuneração atual. O sindicato busca uma negociação bem-sucedida em março para garantir um salário mais justo aos trabalhadores.
A segurança, outrora um grande problema devido aos altos índices de assaltos em postos, apresentou melhoras significativas nos últimos seis meses, resultado da atuação do sindicato.
O sindicato se mantém ativo na representação dos trabalhadores de postos de gasolina.



