CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sindicato dos médicos pede mais segurança nas unidades de saúde

Neste ano seis postos foram alvo de assaltantes em Ribeirão Preto
segurança em unidades de saúde
Neste ano seis postos foram alvo de assaltantes em Ribeirão Preto

Neste ano seis postos foram alvo de assaltantes em Ribeirão Preto

Médicos de Ribeirão Preto temem por suas vidas após uma série de assaltos em unidades de saúde.

Assaltos em série

Em pouco mais de 40 dias, quatro unidades básicas de saúde (UBS) de Ribeirão Preto foram invadidas durante o horário de funcionamento: Jardim João Rossi, Domicília, Jardim Paiva e Vila Albertina. Os criminosos anunciaram assaltos, roubando celulares, dinheiro e joias de médicos, profissionais e pacientes. Outras duas unidades sofreram furtos, com roubo de computadores, equipamentos e até mesmo o arrombamento de prontuários.

Pedido de socorro ao prefeito

Em resposta à insegurança, os médicos enviaram uma carta aberta ao prefeito Duarte Nogueira, pedindo providências para aumentar a segurança nas UBSs. O presidente regional do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), Lisses Estrogofi de Matos, afirma que dois ofícios anteriores ao prefeito ficaram sem resposta, levando à divulgação da carta aberta. A falta de segurança afeta não apenas os profissionais, mas também os pacientes e compromete o funcionamento das unidades, levando ao cancelamento de consultas e agendamentos.

Readequação da Guarda Civil e paralisação iminente

Um dos motivos apontados pelos médicos para o aumento dos crimes seria a readequação da Guarda Civil Municipal, que deslocou parte do efetivo para a segurança de comércios e escolas. A situação é considerada insustentável pelos profissionais da saúde, que ameaçam paralisar os atendimentos se nenhuma providência for tomada. A regional de Ribeirão Preto notificou a Comissão Médica do Conselho Regional de Medicina sobre as condições indignas de trabalho. A prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A insegurança nas unidades de saúde de Ribeirão Preto coloca em risco a vida de médicos, profissionais e pacientes, impactando diretamente no atendimento à população. A falta de resposta por parte da prefeitura gera preocupação e a possibilidade de uma paralisação dos serviços médicos.

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.