CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sindicato dos Servidores realiza protesto em Ribeirão Preto

Presidente Wagner Rodrigues conversou com a CBN Ribeirão
Sindicato dos Servidores
Presidente Wagner Rodrigues conversou com a CBN Ribeirão

Presidente Wagner Rodrigues conversou com a CBN Ribeirão

O sindicato dos servidores municipais de Ribeirão Preto realizou uma ocupação na Secretaria de Infraestrutura, localizada na Rua João Nute. A ação teve como objetivo principal pressionar a prefeitura a demitir cerca de 20 servidores em cargos de confiança, visando gerar economia para o município.

Exigências e Paralisação

Segundo Wagner Rodrigues, presidente do sindicato, a paralisação afetou o setor operacional da Secretaria de Infraestrutura. O sindicato alega que a prefeitura possui um número excessivo de cargos comissionados, cuja exoneração poderia economizar aproximadamente três milhões de reais, contribuindo para o equilíbrio da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os manifestantes exigiram que os ocupantes desses cargos fossem afastados de suas funções.

Denúncias e Próximos Passos

O sindicato denunciou a presença de parentes de figuras políticas e ex-candidatos em cargos comissionados, alegando falta de transparência nas nomeações. Afirmam que alguns chefes sequer possuem nomeação formal pela prefeitura, sendo pagos por meio de empresas terceirizadas. Caso a prefeitura não apresente uma solução para a questão, o sindicato planeja levar o caso ao Ministério Público.

Resposta da Prefeitura

A prefeitura informou que a paralisação teve adesão de funcionários dos setores de tapa-buracos e limpeza de bocas de lobo, mas que os serviços não foram prejudicados, pois são executados por empresas terceirizadas. A administração municipal estima que cerca de 70 dos 270 funcionários da Secretaria de Infraestrutura aderiram ao movimento. Tentativas de entrevista com o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Marinho Sampaio, e com o secretário de governo, Oswaldo Seioso, não obtiveram resposta até o momento.

O sindicato planeja continuar as manifestações em outras secretarias municipais, buscando pressionar a administração a tomar medidas em relação aos cargos comissionados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.