CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sindicato e Prefeitura farão audiência de conciliação nesta quinta-feira

Servidores estão em greve desde a última quarta-feira (10) por falta de um acordo sobre o reajuste salarial para 2019
audiência de conciliação
Servidores estão em greve desde a última quarta-feira (10) por falta de um acordo sobre o reajuste salarial para 2019

Servidores estão em greve desde a última quarta-feira (10) por falta de um acordo sobre o reajuste salarial para 2019

Ribeirão Preto enfrenta o segundo dia de greve dos servidores municipais, após uma liminar judicial determinar a manutenção de percentuais mínimos de atendimento em setores essenciais.

Liminar Judicial e Recurso do Sindicato

O sindicato dos servidores pretende recorrer da liminar que garante 100% de atendimento em saúde, educação, assistência social e parte do Daerp, além de 50% nos demais serviços. A desobediência acarretará multa diária de R$ 20.000,00. Uma audiência de conciliação entre prefeitura e sindicato está marcada para as 15h30 de hoje.

Impacto da Greve e Números Conflitantes

A prefeitura divulgou balanço parcial do primeiro dia: 30% dos professores (3.188), 2% dos funcionários da assistência social (432) e 30% dos funcionários da saúde (2.923) aderiram à greve. O sindicato contesta esses números, afirmando que a adesão é bem maior. Cerca de 1.050 pessoas participaram de manifestação ontem.

Atendimento em Unidade Básica de Saúde

Em visita a uma unidade básica de saúde (UBS) na Vila Virgínia, constatou-se que atendimentos de urgência e emergência são mantidos. Pacientes com agendamentos são orientados a retornar ou buscar atendimento online. Uma cidadã relatou dificuldades em conseguir atendimento para sua mãe, necessitando buscar alternativas como UPAs ou o pronto-socorro central, devido aos custos com transporte particular. A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada ontem, está atendendo gestantes, puérperas e crianças até 6 anos.

Apesar da greve, a situação na UBS visitada é tranquila, com atendimentos de urgência e emergência ocorrendo normalmente. A recusa de atendimento em casos urgentes pode ser denunciada. A greve persiste devido à não concessão do reajuste salarial de 5,48% proposto pela categoria, em virtude de restrições financeiras da prefeitura e da lei de responsabilidade fiscal. Embora a adesão à greve não seja total, a liminar judicial impõe a manutenção de percentuais mínimos de atendimento sob pena de multa. A situação permanece em acompanhamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.