‘Free Flow’ funciona por meio de pórticos com sensores que identificam o veículo pela placa o tag, incluindo tamanho e eixos
Rodovia sem cancelas: tecnologia chega ao interior paulista
A rodovia Carlos Tonani, no trecho entre Tapolândia e Jaboticabal (a 57 quilômetros de Ribeirão Preto), será pioneira no interior de São Paulo ao adotar um sistema de pedágio sem cancelas. A iniciativa da Econoroeste, concessionária responsável pela administração do trecho, faz parte do projeto Free Flow e deve entrar em operação no segundo semestre de 2024.
Como funciona o sistema Free Flow?
A tecnologia Free Flow se baseia em pórticos equipados com câmeras, sensores e antenas. Esses equipamentos são capazes de identificar automaticamente os veículos por meio de suas placas ou tags eletrônicas, registrando também informações como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos. Usuários com tags ativas serão identificados automaticamente, similar ao sistema de pistas automáticas já existente.
Pagamento da tarifa
Motoristas sem tags eletrônicas terão 15 dias para efetuar o pagamento da tarifa após a passagem pelo pórtico. As opções de pagamento incluem o site freeflow.ecoronoeste.com.br e o WhatsApp, além do telefone 0800-326-3663.
O novo sistema promete agilizar o tráfego e reduzir filas nos pedágios, melhorando a experiência dos motoristas que trafegam pela rodovia Carlos Tonani.



