Projeto foi criado durante uma oficina, em Jaguariúna; Patrícia Santos, da Embrapa Pecuária Sudeste, da importância do programa
Um sistema para diagnóstico e monitoramento das pastagens no Brasil foi desenvolvido por especialistas da Embrapa, Sistema para diagnóstico e monitoramento de, universidades e instituições de ciência e tecnologia. O projeto surgiu durante a oficina “Conceitos e Indicadores para Diagnósticos e Monitoramento de Pastagens nos Biomas Brasileiros”, realizada em Jaguaríuna.
A pesquisadora Patrícia Santos, da Embrapa Pecuária Sudeste, que coordenou a ação, explicou que o Brasil possui cerca de 160 milhões de hectares de pastagens, e compreender a dinâmica dessa área é essencial para o planejamento de políticas públicas.
Desenvolvimento do sistema: O esforço conjunto dos especialistas e representantes de diversos setores resultou em uma versão preliminar do sistema, que será refinada e discutida regionalmente com os atores interessados.
Leia também
- Embrapa desenvolve metodologia que usa imagens de satélites para monitorar qualidade das pastagens
- Indenização por demora em diagnóstico: Rio Claro deve indenizar paciente que sofreu complicações por demora em diagnóstico de apendicite
- Fapesp promove projeto para amenizar os danos da degradação do solo nas pastagens nacionais
Impactos esperados: Além de aprimorar o acompanhamento de políticas públicas, o sistema fornecerá subsídios para decisões da iniciativa privada, especialmente em investimentos relacionados à conversão de pastagens degradadas em sistemas agrícolas, pecuários e florestais sustentáveis.
Participação social: O engajamento da sociedade no debate é considerado fundamental para a construção de um sistema que contribua efetivamente para o aprimoramento e transformação da agricultura brasileira.
Informações adicionais
A oficina que originou o projeto ocorreu recentemente em Jaguaríuna, mas não foram divulgados detalhes sobre o cronograma para a implementação do sistema ou os próximos passos específicos.