CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sistema que emite nota fiscal ribeirão-pretana apresenta lentidão

Problema registrado nos últimos meses vem incomodando quem emite e quem recebe o documento
nota fiscal ribeirão-pretana
Problema registrado nos últimos meses vem incomodando quem emite e quem recebe o documento

Problema registrado nos últimos meses vem incomodando quem emite e quem recebe o documento

Comerciantes e empresários de Ribeirão Preto têm enfrentado dificuldades na emissão de notas fiscais eletrônicas através do sistema online da prefeitura. A lentidão do sistema tem gerado transtornos, especialmente em períodos de grande demanda.

Problemas com o Sistema de Emissão

O contador César Campes, que lida tanto com suas próprias emissões quanto com as de seus clientes, relata que a lentidão do sistema Gis Online, utilizado por diversas prefeituras, tem sido um obstáculo. Acredita-se que o grande volume de acessos simultâneos em Ribeirão Preto, especialmente no fechamento de meses, sobrecarrega o sistema, que não estaria preparado para tal demanda. Campes ressalta que a recente migração para o sistema eletrônico, antes feito manualmente, intensificou o problema.

Diferenças entre as Notas Fiscais Ribeirão-pretana e Paulista

Campes explica a distinção entre a Nota Fiscal Ribeirão-pretana e a Nota Fiscal Paulista. A Nota Fiscal Paulista, do governo estadual, visa devolver parte do ICMS aos consumidores que informam o CPF na compra de produtos. Já a Nota Fiscal Ribeirão-pretana, inspirada no modelo estadual, busca incentivar a emissão de notas de serviço, aumentando a arrecadação municipal e beneficiando os consumidores com créditos e prêmios. No entanto, a Nota Fiscal Ribeirão-pretana ainda não é tão popular quanto a Paulista, em parte devido à sua menor divulgação e ao fato de se aplicar apenas a serviços.

Vereador Cobra Explicações da Prefeitura

Diante da persistente lentidão na emissão das notas fiscais, o vereador Rodrigo Simões (PP) solicitou esclarecimentos à Secretaria da Fazenda. Segundo ele, o problema se intensificou em julho, e sua principal suspeita é de que a prefeitura esteja em atraso com os pagamentos à empresa responsável pelo sistema Gis Online. Simões protocolou um requerimento para investigar a situação e garantir que a prefeitura ofereça as condições adequadas para que os profissionais liberais emitam suas notas fiscais corretamente.

A prefeitura informou que o sistema passou por manutenção e está funcionando normalmente, disponibilizando o telefone 3977-5700 para dúvidas. Contudo, não respondeu ao questionamento sobre possíveis débitos com a empresa prestadora do serviço.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.