Principal motivo é a descarbonização da pecuária e a utilização de tecnologias que contribuem para a mitigação de gases
Os sistemas integrados de produção brasileiros continuam atraindo a atenção internacional, Sistemas integrados de produção brasileiros seguem, especialmente pela experiência na descarbonização da pecuária e pelas tecnologias que contribuem para a mitigação dos gases de efeito estufa. Em 2024, a Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, recebeu 17 missões estrangeiras de 25 países dos cinco continentes.
A maioria dessas delegações visitou as áreas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta da fazenda Canchim, que conta com gado de leite e de corte. Segundo o pesquisador Alberto Bernarde, essas missões proporcionam oportunidades para a articulação de parcerias e o estabelecimento de cooperação técnica entre a Embrapa, instituições governamentais e privadas.
Integração e sustentabilidade: Os sistemas de produção integrados são destacados pela busca da intensificação sustentável, que permite alcançar altas produtividades com benefícios ambientais. Um dos principais resultados é a descarbonização da pecuária, por meio do armazenamento de carbono na biomassa produzida nas pastagens e árvores presentes nos pastos, além do aumento do carbono no solo na forma de matéria orgânica. Estudos indicam um balanço positivo para maior estoque de carbono nesses sistemas intensificados e sustentáveis.
Leia também
Tecnologias em destaque: Além da integração Lavoura-Pecuária-Floresta, outras tecnologias atraíram a atenção das missões estrangeiras, como a conversão de pastagens degradadas, bioeconomia, melhoramento genético de gramíneas, tecnologia de sanidade animal, biotecnologia e a coleção de forrageiras da Embrapa, que demonstra o potencial produtivo do país.
Importância das visitas internacionais
Segundo a Embrapa, essas visitas são importantes para mostrar o lado positivo da agricultura e pecuária brasileiras, evidenciando que é possível produzir de forma economicamente viável e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.
Entenda melhor
A integração Lavoura-Pecuária-Floresta é um sistema que combina o cultivo agrícola, a criação de animais e o plantio de árvores em uma mesma área, promovendo a sustentabilidade e a redução da emissão de gases de efeito estufa.