Ao todo já são 5.304 diagnósticos desde o início do ano; cidade não registrava óbitos pela doença desde 2013
Franca enfrenta surto de dengue com números alarmantes. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Saúde, já são 5.304 casos confirmados e 11 mortes pela doença em 2023. Somente entre os dias 3 e 6 de maio, foram registrados mais quatro óbitos: duas mulheres (56 e 50 anos) e dois homens (32 e 69 anos). Outras duas mortes estão sendo investigadas.
Casos e Atendimentos
Apesar da redução na positividade dos casos e na procura por atendimentos médicos, a situação permanece preocupante. O chefe da Vigilância Sanitária de Franca, Caio Carvalho, alerta para a necessidade de atenção, especialmente em um período propício para doenças respiratórias. A dengue, segundo ele, exige cuidados contínuos, e a população não deve se descuidar.
Mortes e Prevenção
As 11 mortes registradas em Franca são um dado assustador. Embora muitas vítimas apresentassem outras comorbidades, a dengue agravou significativamente seu estado de saúde. Caio Carvalho reforça a importância da prevenção, incentivando a população a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas residências. Ações de conscientização e o trabalho contínuo dos agentes de controle de endemias são cruciais para combater o surto.
Leia também
Combate à Dengue: Uma Responsabilidade Compartilhada
O combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. A Secretaria da Saúde realiza ações como visitas domiciliares, controle de criadouros e utilização de fumacê. No entanto, a colaboração da população na limpeza de quintais e a eliminação de recipientes que acumulam água são fundamentais para o sucesso do combate à doença. A vigilância sanitária permanece atenta a novas notificações e reforça o apelo à população para que denuncie possíveis criadouros do mosquito.



