Ação que começa nesta quinta tem como foco alertar população sobre a doença, que em 2014 atingiu 34 mil pessoas no Brasil
A hanseníase, doença infecciosa que mais causa cegueira no Brasil, é o foco de uma campanha de conscientização em Ribeirão Preto. Apesar de atingir todas as classes sociais, muitos desconhecem seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
Sintomas e Diagnóstico
Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, perda de sensibilidade e de força muscular são alguns dos sinais da hanseníase. A doença tem cura e o tratamento, à base de antibióticos, é gratuito. O diagnóstico rápido é crucial, pois garante a eficácia do tratamento e impede a transmissão da doença. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, menores as chances de sequelas neurológicas.
Transmissão e Prevenção
A hanseníase é transmitida por via aérea, através de gotículas de saliva expelidas ao respirar, espirrar ou conversar. Embora 90% da população tenha proteção natural, o contato prolongado com pessoas não diagnosticadas ou em tratamento aumenta o risco de contágio. A campanha utiliza a internet (#TodosContraAHanseníase) e materiais impressos e digitais (vídeos, spots de rádio, cartilhas) para disseminar informações e conscientizar a população.
Leia também
A Organização Mundial da Saúde considera a hanseníase sob controle quando a incidência é de até um caso para cada 10 mil habitantes. O Brasil, com 1,27 casos para cada 10 mil habitantes, ainda apresenta um coeficiente acima do ideal. A campanha busca atingir escolas, hospitais e consultórios em todo o país, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para o controle da doença.



