CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Sociedade Brasileira de Queimaduras faz campanha de conscientização sobre a violência contra mulher

Estudo realizado em 2019 revelou que 53 mulheres foram vítimas de ataques com o uso de fogo; conheça o 'Junho Laranja'
Sociedade Brasileira de Queimaduras faz campanha
Estudo realizado em 2019 revelou que 53 mulheres foram vítimas de ataques com o uso de fogo; conheça o 'Junho Laranja'

Estudo realizado em 2019 revelou que 53 mulheres foram vítimas de ataques com o uso de fogo; conheça o ‘Junho Laranja’

A Sociedade Brasileira de Queimaduras lançou a campanha Junho Laranja para chamar a atenção sobre mulheres vítimas de feminicídio por queimaduras. A iniciativa destaca a gravidade e a recorrência desse tipo de violência, Sociedade Brasileira de Queimaduras faz campanha, que deixa marcas físicas e emocionais profundas.

Em 2019, um estudo apontou que 53 mulheres foram vítimas de ataques com uso de fogo. Não existem levantamentos recentes específicos sobre feminicídios ou tentativas de feminicídio com queimaduras, o que reforça a importância da campanha.

Atendimento e perfil das vítimas

A unidade de queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realiza atendimento clínico e cirúrgico a pacientes vítimas de queimaduras, contando com uma equipe multiprofissional que inclui assistência social, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. O acompanhamento pode durar anos, visando o tratamento integral das sequelas físicas e emocionais.

Em 2024, foram internadas 39 mulheres na unidade, número que inclui casos de agressão e acidentes domésticos. Estima-se que cerca de 20% dos atendimentos femininos sejam decorrentes de agressões. A faixa etária predominante das vítimas é entre 20 e 50 anos.

Principais causas das queimaduras: Os acidentes domésticos são a principal causa das queimaduras atendidas, especialmente envolvendo chamas e líquidos quentes, como água fervente e óleo. O uso de álcool para acender fogueiras ou churrasqueiras é um fator de risco frequente, principalmente durante as festas juninas.

Queimaduras químicas, causadas por ácidos ou bases, também são atendidas, sendo a maioria resultante de acidentes ocupacionais em indústrias químicas. Casos de agressão com substâncias químicas são menos comuns, mas também registrados.

Sequelas e acolhimento: As queimaduras causam sequelas estéticas, funcionais e emocionais. Muitas vítimas enfrentam perda de movimentos, alterações na aparência e dificuldades para reinserção social e econômica. A rede de acolhimento da unidade busca oferecer suporte integral para essas pacientes, incluindo o tratamento das sequelas emocionais que podem perdurar por anos.

Pacientes em situação de vulnerabilidade, como moradoras de rua, são especialmente atendidas com cuidado e atenção, visando um desfecho positivo mesmo em casos graves.

Informações adicionais

Em casos de queimaduras por agressão, o atendimento inicial deve garantir a segurança da vítima e acionar os serviços de emergência, como Corpo de Bombeiros, SAMU ou polícia. Após o atendimento inicial, as vítimas podem ser encaminhadas para unidades especializadas, como a do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.