CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sócio de Plastino confirma que Atmosphera realizava apadrinhamento

Paulo Roberto de Abreu Jr. prestou depoimento no Fórum de Ribeirão na manhã desta terça-feira (24)
apadrinhamento Plastino
Paulo Roberto de Abreu Jr. prestou depoimento no Fórum de Ribeirão na manhã desta terça-feira (24)

Paulo Roberto de Abreu Jr. prestou depoimento no Fórum de Ribeirão na manhã desta terça-feira (24)

Nesta quarta-feira (data a ser preenchida), foram ouvidos os primeiros depoimentos de delatores no caso que envolve a empresa Atmosfera e a Coderpe, companhia de desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto. Acompanhamos os fatos diretamente do fórum.

Depoimentos e Acordo de Delação Premiada

O ex-sócio de Marcelo Plastino, Paulo Roberto de Abril Jr., prestou depoimento na quarta vara criminal do Fórum de Ribeirão Preto. Seu depoimento, assim como o da ex-namorada de Plastino, Alexandre Ferreira Martins (adiado para o dia seguinte), faz parte de um acordo de delação premiada fechado em setembro deste ano. Ambos relataram fraudes envolvendo a Atmosfera, empresa que prestava serviços de terceirização para a Coderpe.

Detalhes dos Depoimentos e Acusações

Segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, Marcelo Plastino pagava propina a vereadores e secretários para obter vantagens em licitações da prefeitura. Paulo Jr. reafirmou em seu depoimento que a Atmosfera não tinha influência na contratação de funcionários nem em sua fiscalização, atribuindo essas responsabilidades à Coderpe. Ele também mencionou apadrinhamentos políticos, desvio de função e salários acima do mercado para funcionários indicados. A descoberta de cédulas de R$ 2,00 com a letra de Plastino em seu cofre também foi confirmada. Além disso, Paulo Jr. alegou ter sofrido ameaças do ex-secretário da Casa Civil, Laíro Luquesi Jr., fato desmentido pelo advogado de Luquesi, Fábio Boleta.

Desdobramentos e Próximos Passos

O depoimento de Alexandre Ferreira Martins foi adiado para a manhã seguinte. Advogados de vereadores presentes fizeram questionamentos. Paulo Jr. e Alexandre respondem pelos crimes de fraude em licitações, formação de organização criminosa e corrupção ativa e passiva. Os benefícios da delação premiada incluem a fixação de limite de pena pelo juiz, regime diferenciado de cumprimento e desbloqueio de parte dos bens. Os depoimentos dos delatores serviram para reforçar a estratégia de defesa, que argumenta a falta de provas por parte do Ministério Público.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.