Segundo especialistas, esse ganho reflete no investimento de pesquisa e também tecnologia das lavouras. Clique e ouça!
Soja: Motor do Agronegócio Brasileiro
O cultivo de soja no Brasil tem apresentado crescimento exponencial, representando mais de 40% do valor da produção agrícola nacional, um aumento de 58% em comparação a 2020. De acordo com dados do IBGE, esse avanço é resultado de investimentos em pesquisa e tecnologia no setor.
Expansão da Soja em São Paulo
Em São Paulo, a expansão da soja é notável, com o plantio ocupando áreas antes destinadas à cana-de-açúcar. O estado ocupa a terceira posição em volume de produção, com um crescimento de 23% em relação a 2020, atrás apenas do Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A rentabilidade do cultivo e a geração de empregos são fatores que impulsionam essa expansão, com 957 postos de trabalho criados em julho de 2023, segundo o Ministério do Trabalho.
Impacto Econômico e Regional
A alta rentabilidade da soja contribui significativamente para a geração de empregos formais, especialmente na região centro-sul paulista. O cultivo da soja se destaca cada vez mais, tanto na produção nacional quanto no interior paulista, consolidando-se como um importante pilar do agronegócio brasileiro. Após a soja, milho e cana-de-açúcar lideram a participação no valor total da produção agrícola brasileira.
Leia também
O setor agrícola brasileiro mostra sua força e dinamismo, impulsionado pela produtividade da soja e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e geração de empregos em diversas regiões do país.