CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sonho da viagem de férias vira pesadelo para muitos turistas

Golpes na locação de apartamentos, principalmente na praia, são corriqueiros nesta época do ano; saiba como se prevenir
viagem de férias
Golpes na locação de apartamentos, principalmente na praia, são corriqueiros nesta época do ano; saiba como se prevenir

Golpes na locação de apartamentos, principalmente na praia, são corriqueiros nesta época do ano; saiba como se prevenir

As férias de verão são um período muito aguardado, mas encontrar a hospedagem perfeita pode se tornar um desafio. Com o aumento do turismo, golpes online se tornam cada vez mais comuns, exigindo atenção redobrada dos viajantes. A facilidade da internet, embora prática, requer cautela para evitar frustrações e prejuízos financeiros.

Golpes na Locação de Temporada

Recentemente, Gloucester e Renata, um casal que reservou uma casa de praia por meio de um site de comércio eletrônico, tiveram uma experiência negativa. Após um adiantamento de R$500, perceberam que haviam caído em um golpe. A casa anunciada, com um preço atrativo de R$2500 por quatro dias, era falsa. Apesar de o fraudador ter enviado documentos como conta de água e IPTU, tudo se tratava de falsificações. A pressão para o depósito do sinal reforçou a suspeita de golpe.

Recomendações do PROCON para Locação Segura

Para evitar situações como essa, o PROCON recomenda a formalização de um contrato de aluguel detalhado. Esse documento deve conter informações essenciais como datas de entrada e saída, nome e endereço do proprietário, valor do aluguel, formas de pagamento e descrição do imóvel (incluindo o estado dos móveis, se houver). A desconfiança em ofertas muito abaixo do preço de mercado é um sinal de alerta. A assessora técnica do PROCON, Fátima Lemos, destaca a importância de guardar toda a documentação relacionada à reserva e à contratação do serviço.

Proteção ao Consumidor e Ações Legais

A existência de um intermediário, como um site de reservas, facilita a denúncia ao PROCON em caso de problemas. Caso o consumidor tenha sido vítima de um golpe, a plataforma de intermediação pode ser responsabilizada. No entanto, a assessora Fátima Lemos ressalta que cada caso deve ser avaliado individualmente. A recomendação é sempre pesquisar e verificar a legitimidade do anúncio e do locador antes de efetuar qualquer pagamento. Com cautela e planejamento, é possível desfrutar de férias tranquilas e sem imprevistos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.