CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SSP lança sistema que integra câmeras de monitoramento com radares

Medida visa aumentar a fiscalização e diminuir o número de crimes em São Carlos
integração câmeras radares
Medida visa aumentar a fiscalização e diminuir o número de crimes em São Carlos

Medida visa aumentar a fiscalização e diminuir o número de crimes em São Carlos

São Carlos (SP) ganhou um reforço tecnológico na luta contra a criminalidade. A Secretaria de Segurança Pública do Estado lançou ontem na cidade o sistema Detecta, que integra câmeras de monitoramento e radares ao banco de dados de órgãos de segurança.

Monitoramento em Tempo Real

O sistema permite monitoramento em tempo real, transmitindo informações para viaturas em um raio de 4 quilômetros. Ao passar um veículo com algum tipo de problema (queixa, roubo, furto), as viaturas próximas recebem a informação em seus tablets, possibilitando ação imediata. O Coronel Ronaldo de Oliveira e Silva, coordenador de tecnologia da Secretaria, destaca a agilidade dessa resposta.

Tecnologia Integrada

O Detecta utiliza imagens e vídeos de câmeras espalhadas pela cidade para fornecer informações sobre veículos com problemas (roubo, furto), além de dados sobre chamadas do 190. É possível buscar veículos por placa, checar informações pessoais e situação criminal de suspeitos, e até mesmo detectar veículos que passaram pelo local 30 segundos antes ou depois de uma ação criminosa.

Expansão e Resultados

Em teste há mais de um ano, o sistema já mostra resultados positivos, com queda nos índices de furtos e roubos de veículos, segundo o Coronel Samir Antonio Gardini, diretor de coordenação política e institucional. A Secretaria planeja expandir o sistema com mais câmeras e radares nas entradas das cidades. Atualmente, 1.200 câmeras em todo o estado estão integradas ao Detecta, e a tecnologia já opera em outras cidades da região.

A iniciativa representa um avanço significativo na segurança pública de São Carlos e região, prometendo maior eficiência na prevenção e combate à criminalidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.