CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Startup de Franca estará na COP27 com a ideia de melhorar o uso das radiações solares na produção de energia

Estudo, que será apresentado no Egito, onde estarão os principais líderes mundiais, já está no estágio três de fomento
energia solar
Estudo, que será apresentado no Egito, onde estarão os principais líderes mundiais, já está no estágio três de fomento

Estudo, que será apresentado no Egito, onde estarão os principais líderes mundiais, já está no estágio três de fomento

Startup de Franca apresenta solução inovadora em energia solar na COP27

Tecnologia de ponta para maior eficiência

Uma startup da região de Franca, incubada na Impéra, desenvolveu uma tecnologia que aumenta significativamente a eficiência da conversão de energia solar. O projeto, que está na fase 3 de fomento, utiliza nanotecnologia para melhorar a absorção da radiação solar pelas placas, aproveitando melhor a radiação ultravioleta, visível e infravermelha. Segundo o professor Eduardo José Nassar, doutor em química e um dos idealizadores da NanoBust, a solução permite que as placas solares aproveitem mais a energia do sol, gerando mais energia limpa e renovável.

Impacto ambiental e econômico

A NanoBust busca não apenas aumentar a eficiência das placas solares existentes, mas também prolongar sua vida útil. Atualmente, as placas têm uma vida média de 15 a 20 anos, após os quais são descartadas. A nova tecnologia permite o reaproveitamento das placas, reduzindo a necessidade de produção de novas placas e, consequentemente, diminuindo o impacto ambiental da extração de silício e do descarte de resíduos. Além disso, o aumento da eficiência e da vida útil das placas contribui para a redução dos custos de energia, tornando a energia solar mais acessível.

Projeção internacional

Apresentado na COP27, a Conferência Mundial para o Clima das Nações Unidas, o projeto da NanoBust demonstra o potencial da ciência e da inovação brasileira para a preservação do meio ambiente. A participação em um evento global como a COP27 mostra a relevância da solução desenvolvida em Franca, com potencial para impactar positivamente a geração de energia limpa em todo o mundo. A expectativa é que a tecnologia contribua para a expansão do uso de energia solar, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia global.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.