Thalita Braga, CEO da Gaia GreenTech, conversou com a Daniela Lemos sobre o assunto; acompanhe o programa ‘Nossa Gente’
Neste sábado, na CBN, Daniela Lemus entrevistou Talita Braga, CEO e cofundadora da Gaia Green Tech, startup que busca soluções inovadoras para o problema do lixo eletrônico no Brasil.
O desafio do lixo eletrônico
O Brasil produz anualmente 2,1 milhões de toneladas de lixo eletrônico, com apenas 2% sendo reciclado. Talita destaca a complexa composição desses resíduos, incluindo plásticos, metais (inclusive nobres como ouro e prata), e vidros, exigindo processos de tratamento específicos para separação e reaproveitamento.
A solução Gaia Green Tech
A Gaia Green Tech, inspirada na experiência familiar com reciclagem, criou as Gaia Boxes, pontos de coleta instalados em locais de grande fluxo (supermercados, shoppings, universidades). A plataforma Gaia Recompensa incentiva o descarte correto oferecendo recompensas em forma de vouchers de diversas marcas, motivando a mudança de comportamento e contribuindo para a inclusão digital através do reaproveitamento de aparelhos ainda funcionais.
Leia também
Parcerias e o futuro
A empresa busca parcerias com grandes redes e prefeituras para expandir a rede de coleta. Talita explica a importância da logística reversa e da responsabilidade compartilhada entre consumidores, fabricantes e varejistas para um descarte adequado. A iniciativa também contribui para a imagem das marcas parceiras, demonstrando compromisso com a sustentabilidade. O tratamento inadequado do lixo eletrônico, além de gerar impactos ambientais, pode trazer riscos à saúde e à segurança, devido à presença de materiais tóxicos como chumbo e mercúrio.



