Fernando Nobre comenta estudos que analisam a efetividade desses sucos para dietas e como afetam a saúde do organismo
Os sucos detox, frequentemente promovidos nas redes sociais como aliados na desintoxicação do organismo e na perda de peso, não possuem respaldo científico consistente e podem trazer efeitos negativos à saúde intestinal, segundo especialistas.
De acordo com uma publicação recente no site médico Medscape, muitos pacientes buscam esses sucos acreditando que ajudam na desintoxicação hepática ou no tratamento de inflamações intestinais. No entanto, a doutora Fasiamir, dos Estados Unidos, alerta que o efeito pode ser contrário, pois esses sucos podem desregular a microbiota intestinal devido à baixa quantidade de fibras, causando irregularidades intestinais e agravando condições como a síndrome do intestino irritável.
O National Center for Complementary and Integrative Health dos Estados Unidos destaca que há poucas evidências que sustentem o uso de sucos detox para eliminar toxinas do organismo. Estudos recentes indicam que dietas restritas a sucos detox por períodos curtos podem aumentar a inflamação intestinal, a permeabilidade intestinal e até levar a declínio cognitivo.
Leia também
A doutora Melinda Ring comenta que o consumo de frutas na forma sólida proporciona maior saciedade e que o consumo excessivo de sucos de frutas tem sido associado a riscos aumentados de certos tipos de câncer, embora os dados para diabetes tipo 2 e hipertensão sejam inconclusivos.
Principais pontos:
- Sucos detox podem prejudicar a saúde intestinal, desregulando a microbiota e agravando doenças inflamatórias.
- Não há evidências científicas robustas que comprovem a eficácia dos sucos detox na eliminação de toxinas.
- Frutas consumidas na forma sólida são mais benéficas para a saciedade e saúde geral do que sucos.
- A desintoxicação é uma função natural do fígado e rins, não necessitando de dietas detox específicas.
Entenda melhor
Especialistas recomendam uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes como forma mais eficaz e segura de manter a saúde intestinal e sistêmica, ao invés do uso de sucos detox. Há consenso de que não existem soluções milagrosas para a desintoxicação do organismo.