CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sufocamento dos hospitais causa preocupação dos gestores em saúde

Com a pandemia, pacientes que tratavam de outras comorbidades ficaram sem tratamento, o que não pode ser mais postergado
sufocamento hospitais
Com a pandemia, pacientes que tratavam de outras comorbidades ficaram sem tratamento, o que não pode ser mais postergado

Com a pandemia, pacientes que tratavam de outras comorbidades ficaram sem tratamento, o que não pode ser mais postergado

A pandemia de coronavírus continua impactando o sistema de saúde, causando preocupações com o aumento de internações e o consequente cancelamento de cirurgias eletivas.

Adiamento de Tratamentos e Diagnósticos

O aumento de casos de COVID-19 tem levado à superlotação dos hospitais, resultando no adiamento de cirurgias eletivas e tratamentos de outras doenças. Pacientes com cirurgias marcadas anteriormente tiveram seus procedimentos cancelados novamente, agravando seu estado de saúde. Isso é especialmente preocupante para pacientes com tumores malignos, que podem ter seus diagnósticos e tratamentos atrasados, aumentando o risco de um quadro mais avançado da doença. O oncologista Diossésio Andrade destaca que o represamento de diagnósticos na primeira onda da pandemia se repete atrásra, com a recomendação de adiar exames mais invasivos, como a colonoscopia.

Impacto em Hospitais e Sobrecarga do Sistema

Vários hospitais estão fechando centros cirúrgicos devido ao aumento de casos de COVID-19 e internações. A situação é agravada pela alta ocupação de leitos de UTI e enfermaria, não só por casos de coronavírus, mas também pelo aumento de acidentes e pacientes com doenças crônicas em estágio avançado que necessitam de internação e cirurgia. O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, por exemplo, chegou a registrar 100% de ocupação em alguns dias, e atualmente opera com taxa de ocupação de 82,86%, segundo o portal Leitos COVID. A situação atual difere da primeira fase da pandemia, onde a diminuição de atendimentos permitiu o aumento de leitos para COVID-19. Agora, a demanda por outros tratamentos médicos é alta, dificultando a alocação de leitos para pacientes com coronavírus.

Recomendações e Cuidados

Médicos recomendam que os pacientes mantenham contato com seus médicos, relatando sintomas ou agravamento de doenças. Embora exames como mamografia e ultrassom possam ser realizados com medidas de segurança, a necessidade de exames mais invasivos, como a colonoscopia, deve ser discutida com o médico. A telemedicina e outras alternativas de tratamento são importantes para garantir a assistência médica contínua. O respeito aos protocolos sanitários, como o uso de máscaras e o distanciamento social, é fundamental para conter o avanço do vírus e reduzir a pressão sobre o sistema de saúde, permitindo que outros tratamentos médicos sejam realizados sem maiores atrasos. A vacinação em massa é esperada para aliviar a situação, mas até lá, a responsabilidade individual é crucial.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.