Equipe do Terra da Gente traz curiosidades sobre a ave migratória que é considerada um mistério para os cientistas
O programa Sons da Terra da CBN abordou o suiriri, uma ave abundante no Brasil com canto característico que lhe dá o nome popular. Apesar de sua ampla distribuição, o suiriri apresenta hábitos migratórios complexos e enigmáticos, objeto de estudo científico.
Características do Suiriri
O suiriri, com cerca de 20 centímetros, possui amarelo no ventre e uma cabeça mais escura, com uma faixa mais evidente rente aos olhos. Embora algumas vezes confundido com o bentevi, distingue-se pela ausência da marca branca característica desta última ave. Seu canto alegre e a movimentação das asas ao posar chamam a atenção, facilitando sua identificação.
Migração e Comportamento
A migração do suiriri é um fenômeno complexo, com populações que migram completamente (como nas montanhas do Sudeste) e outras onde apenas parte dos indivíduos migra (Amazônia). Aparentemente, machos maiores tendem a migrar mais. Apesar dessa migração parcial, o suiriri está presente em quase todo o Brasil ao longo do ano, sendo mais comum no Sul e Sudeste durante a primavera e o verão. A ave é territorialista e demonstra agressividade, às vezes até contra gaviões, característica refletida em seu nome científico, tiranos melancólicos.
Leia também
O suiriri é uma ave urbana, facilmente encontrada em centros urbanos e que, mesmo migrando, retorna aos mesmos locais a cada temporada. Seu comportamento, canto e hábitos de caça, como a captura de insetos, são aspectos interessantes para observação. A semelhança com o bentevi, principalmente à distância, leva a confusões frequentes, mas detalhes como o supercílio branco ajudam na identificação.