Dalton Marques relembra detalhes da história do polo de desenvolvimento tecnológico de Ribeirão Preto na coluna ‘CBN Tecnovação’
Neste mês de março, a CBN Ribeirão completa 10 anos, coincidindo com os 9 anos do Supera Parque. Dalton Marks, gerente de desenvolvimento do Supera Parque, reflete sobre a evolução da inovação na região desde o início da CBN.
O Supera Parque como Marco da Inovação
Marks destaca a inauguração do Supera Parque em 2014 como um marco transformador. Antes de sua operação, a busca por projetos de inovação era mais árdua, envolvendo visitas a laboratórios universitários para convencer pesquisadores a transformar suas pesquisas em empresas. A chegada do Supera Parque impulsionou o ecossistema, abrigando inicialmente 24 startups e atualmente mais de 80, contribuindo para o crescimento exponencial do número de startups em Ribeirão Preto (de 24 para 298).
Evolução do Ecossistema de Inovação
O crescimento não se limita ao Supera Parque. A cidade conta atrásra com hubs de inovação privados, demonstrando a vitalidade do ecossistema. A criação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento em 2021 também representa um avanço significativo nas políticas públicas para inovação. Apesar de desafios nacionais em investimentos em ciência e tecnologia, o cenário demonstra evolução, com a tendência de aumento de investimentos e a implementação de mecanismos que facilitam a contratação de startups pelo governo.
Leia também
Visão para o Futuro da Inovação em Ribeirão Preto
Para os próximos 10 anos, Marks vislumbra uma Ribeirão Preto ainda mais inteligente, com melhorias em transporte público, segurança e qualidade de vida, impulsionadas por novas tecnologias. Ele projeta a expansão do Supera Parque, gerando mais empregos e desenvolvimento econômico, e o surgimento de novos hubs de inovação na região. A crescente cultura da inovação, impulsionada também pela mídia, contribui para esse cenário otimista.