Centro especializado no desenvolvimento de novas tecnologias e startups de saúde, deve ficar pronto até em 2026
O Supera Parque receberá quase R$ 19 milhões em investimentos para a construção de um novo prédio: o Health to Business Center. Este centro será especializado no desenvolvimento de novas tecnologias e startups na área da saúde, impulsionando a inovação no setor.
Financiamento e Avaliação do Projeto
O investimento provém da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública que lançou em 2021 uma chamada para seleção de propostas de apoio a parques tecnológicos. O Supera Parque participou do processo em duas fases: habilitação (verificação de documentação) e análise de mérito. Nesta última, o projeto recebeu a sexta maior nota entre 34 parques, com uma pontuação de 4,9 de 5, destacando-se em critérios como contribuição para o desenvolvimento local, competência tecnológica e inovação.
Infraestrutura e Serviços do Health to Business Center
Com mais de 2.300 metros quadrados, o Health to Business Center oferecerá infraestrutura completa para startups e pesquisadores da área da saúde. O prédio contará com um laboratório multiusuário de biotecnologia, centro de TI para formação de mão de obra e suporte à pesquisa, espaço para drug discovery (descoberta de novas drogas com machine learning), laboratório maker e de robótica, além de espaço corporativo com open lab e salas privativas para grandes farmacêuticas. A Fiocruz também terá um novo escritório no local, fortalecendo a parceria para a transformação de pesquisas em procedimentos clínicos.
Leia também
Impacto e Expectativas
O novo centro reduzirá a necessidade de investimentos individuais de startups e pesquisadores, potencializando a interação entre universidades, centros de tecnologia e empresas. A expectativa é que o Health to Business Center, alinhado aos princípios da medicina translacional, acelere o desenvolvimento e o acesso da população a novas tecnologias em saúde. A previsão de início de operação é entre 2025 e 2026, dependendo da liberação de recursos pela Finep e do tempo necessário para projeto executivo, licitação, obras e instalação de equipamentos.