Viviane Mendonça conversou com a CBN Ribeirão sobre a experiência no maior evento editorial da América Latina
A Fundação Feira do Livro marca presença no maior evento editorial da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Viviane Mendoza, superintendente da Fundação, lidera a participação e compartilha os objetivos e expectativas para este importante encontro.
Internacionalização da Feira do Livro
O principal objetivo da participação na Feira de Guadalajara alinha-se à estratégia da Fundação Feira do Livro de internacionalização. A meta é inserir a feira no circuito global, atraindo autores e promovendo a Feira de Iberão no cenário internacional. A recente participação em uma feira em Medellín, a convite da Colômbia, reforça esse compromisso, visando a participação da Colômbia como homenageada no próximo ano.
A Presença Brasileira em Guadalajara
A participação em Guadalajara foi viabilizada através de um edital do Ministério da Cultura, com o objetivo de promover a cultura brasileira. A delegação brasileira, composta por cerca de 20 pessoas, incluindo editoras, startups e organizadores de feiras, busca estabelecer contatos com realizadores de feiras do livro de todo o mundo. A Feira de Iberão, com seus 34 mil metros quadrados de área de exposição e vasta programação, oferece um terreno fértil para novas ideias e parcerias.
Leia também
Novas Perspectivas para a Feira de Iberão
A expectativa é que a participação na Feira de Guadalajara traga contribuições significativas para a Feira do Livro de Iberão. A delegação brasileira busca estabelecer contatos com organizadores, curadores, diretores artísticos, editoras e autores, com o objetivo de enriquecer o evento com novas ideias de programação e atividades. A experiência em Medellín também se mostrou valiosa, estreitando laços com as prefeituras de Bogotá e Medellín, o que possibilitará a vinda de autores colombianos, atrações artísticas e a troca de experiências em projetos de incentivo à leitura e implantação de bibliotecas.
A Feira Internacional do Livro em Guadalajara, que se estende até 6 de dezembro, reúne cerca de 2 mil editoras de 40 países, com o Brasil marcando presença através da superintendente da Fundação Feira do Livro, Viviane Mendonça.



