GCM tem registrada furto de fios nas unidades quase todos os dias; confira a entrevista com Antônio Carlos de Oliveira Jr.
O furto de fios em postos de água da cidade de Ribeirão Preto tem gerado prejuízos significativos para os cofres públicos e para a população.
Aumento de furtos e prejuízos
Segundo o superintendente do Daerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, tem havido um aumento nos casos de furto de fiação em poços de abastecimento nos últimos meses. O prejuízo é grande, não apenas pelo custo da reposição do material, mas também pelos transtornos causados à população que fica sem água. Quatro bairros da zona leste ficaram sem água após um furto recente, e a suspeita é que outro furto, no bairro Vila do Golf, tenha causado o desabastecimento em um condomínio na zona sul.
Medidas de segurança
O Daerp tem trabalhado em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para aumentar a segurança dos postos. Embora nem todos os 120 postos da cidade possuam vigilância 24 horas, a empresa está reavaliando a contratação de segurança, priorizando os locais mais afastados e vulneráveis. Uma licitação para monitoramento terceirizado de 91 áreas do Daerp, incluindo câmeras e sensores, foi aberta recentemente. A previsão é que, em até 60 dias, todas as áreas estejam monitoradas, além do acréscimo de 12 vigilantes armados em locais de maior risco.
Leia também
Planejamento de melhorias na infraestrutura
Além das medidas de segurança, o Daerp também está investindo em melhorias na infraestrutura. Um projeto de redução de perdas, com investimento de mais de R$ 6 milhões, inclui a construção de reservatórios em diferentes regiões da cidade para garantir o abastecimento mesmo em casos de falta de energia ou furtos. A substituição de hidrômetros antigos por modelos mais modernos também está em andamento, com previsão de conclusão até o final do ano. O superintendente alerta para o alto consumo de água na cidade, que está acima da média nacional, e reforça a necessidade de uso racional da água pela população.
Os problemas com furtos de fiação e a necessidade de melhorias na infraestrutura demonstram os desafios enfrentados pelo Daerp para garantir o abastecimento de água em Ribeirão Preto. As medidas de segurança reforçadas e os investimentos em infraestrutura visam mitigar esses problemas e garantir um serviço de qualidade para a população.



