O setor de supermercados em Ribeirão Preto e região vive um momento de alta oferta de vagas, mas encontra dificuldades para preencher os postos por falta de mão de obra qualificada. Para enfrentar o desafio, redes têm investido em formação interna, feirões de emprego e até na flexibilização da jornada de trabalho.
Apesar do cenário aquecido, a contratação tem sido um obstáculo. Segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados), são 2.719 vagas abertas na região e mais de 36 mil em todo o estado de São Paulo, à espera de candidatos. Diante da escassez de profissionais, empresas passaram a investir na capacitação de quem já está no setor. Redes utilizam consultorias externas e universidades corporativas para formar desde novos colaboradores até lideranças.
Novas estratégias
Outra frente adotada é o recrutamento direto por meio de feirões de emprego, que têm facilitado o retorno de trabalhadores ao mercado. Além disso, algumas lojas passaram a testar mudanças na escala de trabalho, trocando a jornada 6×1 pela 5×2. A flexibilização tem apresentado resultados positivos na retenção de funcionários e no aumento do interesse pelas vagas.
O setor também observa uma mudança geracional e a necessidade de se adaptar para atrair novos profissionais. Com a proximidade do Carnaval, a expectativa é de aumento no fluxo de turistas e na movimentação do comércio, o que reforça a importância da contratação de mão de obra para girar a economia” em Ribeirão Preto e região.



