Outros produtos também contribuíram para a deflação em alguns setores; ouça o ‘Giro do Agro’ com Andrielly Ferro
Super Safra e Preços de Alimentos
A super safra de grãos no Brasil, que deve atingir 318 milhões de toneladas este ano, segundo o IBGE, está impactando diretamente nos preços de alimentos para o consumidor. Com uma oferta elevada, muitos produtos estão mais baratos, contribuindo para a queda da inflação.
Impacto na Inflação
O grupo de alimentação e bebidas teve um peso significativo na deflação de setembro, registrando queda de quase 1%. Essa foi a quarta deflação seguida no setor, acumulando uma redução de quase 3% desde maio. A queda nos preços de itens como batata inglesa (-10%), cebola (-8%), ovo (-4%), leite longa vida (-4%) e carnes (-2%) impulsionaram esse resultado. Apesar do bom desempenho do setor de alimentação, a inflação geral em setembro ainda subiu devido a aumentos em outros setores, como transportes.
Cenário Futuro
Apesar do aumento nos preços de combustíveis e passagens aéreas, a expectativa é que os alimentos in natura se mantenham estáveis ou até mesmo apresentem preços mais baixos para o consumidor devido à super safra. O acompanhamento constante do cenário econômico é fundamental para entender a dinâmica dos preços e seu impacto no dia a dia.