CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suplementos apresentados como “milagrosos” nas redes sociais podem ser perigosos à saúde

Suplementos apresentados como "milagrosos" nas redes sociais podem ser perigosos à saúde
Suplementos perigosos à saúde
Suplementos apresentados como "milagrosos" nas redes sociais podem ser perigosos à saúde

Suplementos apresentados como “milagrosos” nas redes sociais podem ser perigosos à saúde

Caros ouvintes da CBN, o mercado de suplementos que prometem melhorar a memória, o foco e a função cerebral tem crescido exponencialmente, impulsionado por anúncios agressivos nas mídias sociais. Muitos desses produtos, frequentemente caros, afirmam até mesmo retardar o desenvolvimento da demência. Mas será que eles realmente funcionam?

A Regulamentação dos Suplementos

É importante entender que, diferentemente dos medicamentos, os suplementos não estão sujeitos aos mesmos padrões rigorosos de pureza, segurança e eficácia. Nos Estados Unidos, por exemplo, o FDA (Food and Drug Administration) exerce um controle regulatório limitado sobre esses produtos, o que permite aos fabricantes comercializá-los com bastante liberdade. Isso não significa que não existam estudos sobre eles, mas a qualidade e a abrangência desses estudos podem variar significativamente.

Ingredientes Duvidosos e Dosagens Incorretas

Muitos suplementos contêm ingredientes duvidosos, com pouca ou nenhuma comprovação científica de seus efeitos. Estudos já identificaram substâncias não aprovadas em alguns suplementos, bem como produtos que não estavam listados na bula. Além disso, as dosagens frequentemente não são as recomendadas para se obter os efeitos desejados, e alguns produtos contêm ingredientes chamados de ‘exóticos’ sem qualquer comprovação farmacológica.

A Importância de Hábitos Saudáveis

Especialistas reafirmam que a melhor forma de melhorar a função cognitiva e a saúde cerebral é através de hábitos saudáveis: boa nutrição, exercícios regulares, sono de qualidade, uso moderado de álcool e engajamento social. Não existem milagres para mitigar condições como depressão, aumento do açúcar no sangue, hipertensão e diabetes. Além disso, o uso prolongado de suplementos pode causar toxicidades e interações indesejáveis, especialmente em idosos que já utilizam medicamentos para outras doenças.

Portanto, priorize hábitos saudáveis. Eles são seguros, eficazes e têm custo zero. Se o objetivo é preservar a atividade cerebral, adote um estilo de vida ideal.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.